Espiritualidades
Feministas, sagrado feminino e movimentos sociais no mundo contemporâneo: uma
comparação entre Portugal e Brasil
Essa pesquisa se propõe a investigar e comparar
diferentes formas de culto ao sagrado
feminino surgidas na modernidade e o seu papel na
articulação de movimentos sociais
feministas, ecológicos e para a diversidade sexual. Será feita uma comparação
entre as formas de culto ao sagrado feminino nas religiões afro-brasileiras, na
wicca e na teologia feminista cristão. A pesquisa acontecerá a partir de
revisão teórica e bibliográfica, pesquisa em documentos e pesquisa de campo
etnográfica com base em entrevistas. O locus
principal da coleta de dados etnográficos será o Brasil e Portugal, podendo
eventualmente a título de comparação abranger outros países e regiões da
Europa, como a Galizia, na Espanha, e
a Inglaterra.
Sexualidade
e Relações de Gênero entre praticantes da Wicca em Belém, Pará
Este projeto buscará compreender
como se dá a penetração da Wicca no contexto amazônico, verificando
continuidades e rupturas entre estes movimentos e as religiões afro-indígenas.
Analisará a penetração da Wicca na região e suas acomodações ao ethos religioso
local, verificando como se dá a experiência religiosa do praticante da Wicca,
sua reconstrução de identidade a partir da prática ritual e mais particularmente
quais os reflexos da religiosidade na construção de uma identidade de gênero.
Procurará observar de que forma a prática de uma religião não-hegemônica, pode
munir seus adeptos de significados para a construção de identidades de gênero
em um contexto de pós-modernidade.
A Nova
Era e reconstruções do sagrado: presença e expansão de religiões alternativas
em Belém, Pará
Pretende analisar a presença e
expansão das religiões da Nova Era na cidade de Belém, Pará. A Nova Era será
aqui entendida como um conjunto de práticas e conhecimentos que postula a
centralidade do indivíduo no cultivo da espiritualidade e que se baseia em
princípios holistas. Irá estudar a chegada destas religiões na Amazônia e como
elas se relacionam com as tradicionais formas de expressão do sagrado
existentes na região. O estudo será feito a partir de metodologia
quali-quantitativa, com ênfase na pesquisa de campo etnográfica. Os principais
referenciais teóricos da pesquisa são a noção de pós-modernidade, segundo
Stuart Hall (2001), compreendida aqui como possível elemento articulador para
novas identidades religiosas e o conceito de reflexividade, segundo Giddens
(1991), entendida como a possibilidade de diálogos entre conhecimento
cientifico, notadamente no campo das ciências sociais, e a reprodução dos
próprios sistemas sociais pesquisados.
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