Projetos

Espiritualidades Feministas, sagrado feminino e movimentos sociais no mundo contemporâneo: uma comparação entre Portugal e Brasil
Essa pesquisa se propõe a investigar e comparar diferentes formas de culto ao sagrado
feminino surgidas na modernidade e o seu papel na articulação de movimentos sociais
feministas, ecológicos e para a diversidade sexual. Será feita uma comparação entre as formas de culto ao sagrado feminino nas religiões afro-brasileiras, na wicca e na teologia feminista cristão. A pesquisa acontecerá a partir de revisão teórica e bibliográfica, pesquisa em documentos e pesquisa de campo etnográfica com base em entrevistas. O locus principal da coleta de dados etnográficos será o Brasil e Portugal, podendo eventualmente a título de comparação abranger outros países e regiões da Europa, como a Galizia, na Espanha, e
a Inglaterra.  

Sexualidade e Relações de Gênero entre praticantes da Wicca em Belém, Pará
Este projeto buscará compreender como se dá a penetração da Wicca no contexto amazônico, verificando continuidades e rupturas entre estes movimentos e as religiões afro-indígenas. Analisará a penetração da Wicca na região e suas acomodações ao ethos religioso local, verificando como se dá a experiência religiosa do praticante da Wicca, sua reconstrução de identidade a partir da prática ritual e mais particularmente quais os reflexos da religiosidade na construção de uma identidade de gênero. Procurará observar de que forma a prática de uma religião não-hegemônica, pode munir seus adeptos de significados para a construção de identidades de gênero em um contexto de pós-modernidade.

A Nova Era e reconstruções do sagrado: presença e expansão de religiões alternativas em Belém, Pará
Pretende analisar a presença e expansão das religiões da Nova Era na cidade de Belém, Pará. A Nova Era será aqui entendida como um conjunto de práticas e conhecimentos que postula a centralidade do indivíduo no cultivo da espiritualidade e que se baseia em princípios holistas. Irá estudar a chegada destas religiões na Amazônia e como elas se relacionam com as tradicionais formas de expressão do sagrado existentes na região. O estudo será feito a partir de metodologia quali-quantitativa, com ênfase na pesquisa de campo etnográfica. Os principais referenciais teóricos da pesquisa são a noção de pós-modernidade, segundo Stuart Hall (2001), compreendida aqui como possível elemento articulador para novas identidades religiosas e o conceito de reflexividade, segundo Giddens (1991), entendida como a possibilidade de diálogos entre conhecimento cientifico, notadamente no campo das ciências sociais, e a reprodução dos próprios sistemas sociais pesquisados. 



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