Livros

Livro

Religiões Afro: Introdução, Associação e Políticas Públicas. 

CORDOVIL, Daniela. Religiões Afro: Introdução, associação e Políticas Públicas. São Paulo: Fonte Editorial, 2014.


O livro trata das estratégias de militância política e de resistência dos praticantes de Religiões de Matriz Africana no Brasil. Traça um histórico dessas religiões, da constituição das diversas vertentes de culto, e das perseguições empreendidas pelo Estado brasileiro contra sua prática. Em seguida, a obra discute como a redemocratização do Brasil deu ensejo a que as lideranças de religiões africanas se organizassem enquanto movimento social, engajando-se em uma militância política em busca de visibilidade e da construção de políticas públicas específicas para este segmento. Por fim, o livro traça um panorama dessas políticas e das principais associações civis criadas por afrorreligiosos para conquista de direitos.
O livro baseia-se em extensa pesquisa realizada em documentos e jornais, entrevistas com políticos e afrorreligiosos. É um trabalho para quem tem interesse em conhecer melhor sobre as lutas religiosas travadas no Brasil contemporâneo, os embates entre o campo pentecostal e as tradições afrorreligiosas e o tratamento dado pelo Estado a estas questões.  


Capítulos de Livros


CORDOVIL, Daniela. “Política e Religiões Afro-brasileiras na Contemporaneidade: alianças locais e fluxos globais”. In: Conceição, Douglas; Moraes Júnior, Manoel. (Org.). Religião no Brasil: ciência, cultura, política e literatura. 1ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2014, p. 141-152.








CORDOVIL, Daniela. "Casos e Acasos: como acidentes e fatos fortuitos influenciam o trabalho de campo". In: FLEISCHER, Soraya, BONETTI, Alinne. Entre Saias Justas e Jogos de Cintura. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Editora Mulheres, 2007.








CORDOVIL, Daniela. "Antropologia e Direitos Humanos no Brasil". In: KANT DE LIMA, Roberto (org.). Antropologia e Direitos Humanos 2. Niterói: Ed. UFF, 2003.link para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário